sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Estatísticas e mentiras oficiais

Espero que não venha a ser necessário chegar a uma nova época onde os selos (e tudo o resto) são sobretaxados em exponencial, e que as imagens EVOCAM, para que finalmente se perceba que esse perigo, actualmente, existe mesmo e o seu epicentro está nos Estados Unidos e na política suicidária que a Fed persegue.

Imagens do Abrupto num post intitulado Weimarzinho

E apesar de, tal como nós, também muitos dos americanos viverem num estado de anomia que o "centrão" lá do sítio promove, apesar das retóricas Dem-Rep, existe (muito mais por lá do que infelizmente por cá) um cada vez maior número de vozes que usando essencialmente a internet, vêm procurando agitar as águas, dizendo - e tentando provar - que o rei vai nú e que o governo mente. Mente repetida e reiteradamente.

Por isso muitos não acreditam nas estatísticas oficiais que oficialmente declaram que o grande perigo não é a inflação mas a deflação apesar de os preços subirem todos os dias, também nos EUA. Por isso há quem calcule que o Índice de Preços ao Consumidor seja mais de 8% contra os cerca de 1.5% oficiais, como se mostra na figura abaixo.


ou as relativas ao desemprego, quer no ShadowStats (de onde também retirei a imagem anterior)



quer em organizações especializadas em sondagens como a Gallup que apontam para uma taxa de desemprego em sentido restrito em mais um ponto percentual que a do BLS oficial.

Sem comentários: