sábado, 30 de julho de 2011

Se os números são maus, mudem-se os números!

Não é a primeira vez que me socorro do gráfico abaixo, disponível em http://www.shadowstats.com, para ilustrar a pusilanimidade dos governos relativamente à verdade. A linha vermelha revela a trajectória do índice oficial de preços ao consumidor (Consumer Price Index) nos EUA. A azul está representada a trajectória do índice de preços "sombra" ("shadow") se não se considerarem as alterações entretanto ocorridas ao método de cálculo do CPI (que remontam a Nixon, a Carter, a Reagan, etc.). Note-secomo a divergência entre as duas linhas se vai acentuando ao longo do tempo.


Por um momento pode haver a tentação de desconsiderar esta questão como mera bizantinice. Mas se nos lembrarmos que o índice de preços ao consumidor está directamente ligado com o poder aquisitivo dos salários e das pensões...

É por isso com alarme, agora que até o banco central americano reconhece que a inflação é um problema, que se recebe a notícia de que se prepara uma nova revisão, agora na administração Obama, do método de cálculo de índice de preços ao consumidor. É este o tema desta notícia do LibreMercado cuja leitura recomendo.

Sem comentários: