domingo, 2 de outubro de 2011

Por que razão não celebramos as boas notícias?

É a pergunta que formula James Delingpole dirigindo-se aos compatriotas britânicos. Ele mesmo fornece a (aparentemente enigmática) resposta à recente descoberta de enormes depósitos de shale gas no Reino Unido: melancias! Escreve Delingpole (tradução minha):
E, ainda mais surpreendentemente, isto pode ser apenas a ponta do iceberg. Ouvi relatos de que os depósitos de gás de xisto [shale gas] no Nordeste da Inglaterra podem ser maiores ainda, e que aqueles sob o Mar do Norte poderão mesmo eclipsá-los como se de anões se tratassem. Estamos a falar, por outras palavras, de energia barata e suficientemente abundante para suprir as nossas necessidades, pelo menos, até ao próximo século e, eventualmente, por mais tempo ainda. Isto significa, por sua vez, que a nossa indústria se tornará mais competitiva, o custo do aquecimento e iluminação de nossas casas cairá drasticamente, e que a nossa economia, subitamente, tem agora uma oportunidade para crescer ainda que os outros países, na maior parte do mundo ocidental, entrem em colapso.

Então, porque não estamos nas ruas, comemorando, bebendo e acasalando como se fosse, de novo, o Dia da Vitória [fim da II Grande Guerra na Europa]?

Numa palavra: Melancias.

Sem comentários: