sábado, 12 de maio de 2012

O ódio à Humanidade

"O inimigo comum da humanidade é o Homem".
"Na procura de um inimigo comum contra o qual nos possamos unir, ocorreu-nos a ideia de que a poluição, a ameaça do aquecimento global, a escassez de água, a fome e outros fenómenos similares, serviriam esse propósito. Na sua totalidade e nas interacções que estabelecem entre si, estes fenómenos constituem de facto uma ameaça comum que deve ser confrontada, no seu conjunto, por todos. Mas ao designarmos estes perigos como o inimigo, caímos na armadilha, para a qual já alertámos os leitores, de erradamente tomarmos os sintomas por causas. Todos estes perigos são causados pela intervenção humana nos processos naturais, e é apenas pela mudança nas atitudes e comportamentos que poderão ser ultrapassados. O inimigo real é a própria humanidade."
O parágrafo anterior é uma tradução (minha) do trecho da publicação The First Global Revolution (PDF) que a organização, conhecida por Clube de Roma, fez publicar em 1990 e cujo fac-símile a seguir reproduzo:


Uns dias depois de ter sido publicado, pela mesma sinistra organização, um novo relatório intitulado 2052: A Global Forecast for the Next Forty Years onde se afirma que o aumento da concentração de CO2 na atmosfera irá provocar um "aquecimento global" de +2ºC em 2052 e 2,8ºC em 2080, parece-me oportuno este exercício de memória.

Sem comentários: