quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Crédito, banca pública e privada

Classificado como projecto PIN ("Potencial Interesse Nacional") ao tempo de Sócrates, o projecto turístico para o Alqueva, promovido por José Roquette, passou a PIEN ("Projecto de Interesse Estratégico Nacional") com Passos Coelho.

Parece agora ter por destino a falência porque, segundo o seu promotor, José Roquette, a Caixa Geral de Depósitos, alegadamente, "não respeitou compromissos inicialmente assumidos que permitiriam ao promotor concluir o projecto" ao contrário do outro banco financiador (o BPI) que terá dado assentido ao modelo de financiamento.

Julgo que foi Manuela Ferreira Leite a autora da frase, em meados de 2009, que "não vai haver dinheiro para nada", quando já era evidente, para os que tinham a obrigação de saber, do que iria em breve suceder - a crise da dívida soberana e o correspondente fecho do financiamento.

Curioso, de qualquer forma, que seja a CGD, um banco público, a afastar-se de um PIN/PIEN (uma coisa certamente séria) o que provavelmente terá algo a ver com os abundantes "esqueletos" existentes no balanço da CGD. Não seria melhor nacionalizá-la privatizá-la?

Sem comentários: