segunda-feira, 24 de setembro de 2012

As folgas de António José Seguro

António José Seguro, a 8 de Novembro de 2011, em entrevista à TVI, afirmava que o OE 2012 estava almofadado com uma "folga" de 900 milhões de euros pelo que seria possível, em 2012, "devolver" um dos subsídios aos funcionários públicos evitando assim esse desnecessário sacrifício (não era o próprio governo, afinal, que queria ir além da troika?). Esta teoria da "folga" tinha aliás sido, uns dias antes, divulgada por um grupo de trabalho do PS que apontava mesmo para um valor seguramente superior a mil milhões de euros e acusava ainda o governo de proceder a "um empolamento nas projecções para a queda das receitas fiscais"!

Com as sucessivas divulgações das sínteses da execução orçamental (hoje saiu a referente ao período de Janeiro a Agosto), esta "teoria da folga" foi compreensível e rapidamente engavetada (mas não morta). Adoptando o conhecido provérbio "enquanto o pau vai e vem, [o PS] folga as costas", Seguro reciclou-a numa outra variante: a da "teoria da folga externa". Nesta, será agora o recurso à generosidade  do BCE e às prestimosas "políticas de crescimento e emprego"(?!) de Bruxelas que nos evitarão "desnecessários" sacrifícios.

Pobre país!

3 comentários:

Contra.facção disse...

O Eduardo está a dizer-nos que Pedro Passos Coelho, "nosso" PM está a mentir (mais uma vez e estrategicamente) quando diz que vai "devolver" em 2013 parte dos subsídios confiscados este ano aos FP e Aposentados?
Se no ano passado "havia" uma almofada, este ano temos a certeza de que o nem colchão (em 2ª mão) o Gaspar e o Coelho conseguiram. Com que é que nos vão ressarcir? Será que vão vender o ouro, sem IVA, para aumentar as exportações?

Eduardo Freitas disse...

Mas o Miguel acredita que o irão ressarcir de alguma coisa? Quanto muito dar-lhe-ão com uma mão o que retirarão com a outra. Se é que não com as duas...

Embora não saibamos ainda os detalhes - e o Diabo é aí que se costuma esconder - diria para estar atento ao IRS.

Contra.facção disse...

Eduardo
Já espalhei esse truque por vários blogues. Gaspar e Passos não fazem mais nada do que sacanagem, nem sei se por incompetência ou sadismo...