quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Keynesianismo e aquecimento global - II

Conforme prometido, retomo a publicação da tradução do artigo da Spiegel, agora a relativa à parte II. Na parte I, vimos a quanto chegou a loucura: "[h]á centrais que não estão ligadas à rede, postes sem linhas de transmissão, e linhas de transporte de energia que levam a lugar nenhum". Na parte II, a Spiegel parece querer enveredar por uma espécie de "3ª via" - a da conservação de energia. Em qualquer caso, note-se o desprezo das autoridades pelo mecanismo dos preços de mercado o que as leva necessariamente, como Mises há muito provou, a ser incapazes de fazer cálculo económico. Em consequência, o caos predomina num processo colossal de desperdício de recursos.

Entretanto, por cá, e por muito que se tente disfarçar, isto deve-se às ventoinhas". E só a elas.
Parte II: Redes: Problemas de interligação

Durante séculos, as pessoas têm sido atraídas para os locais que dispõem de energia barata. Primeiro, procuraram pela lenha e pela turfa. Mais tarde, construíram mós de moinho ao longo de rios e ribeiros. Quando descobriram grandes reservas de carvão nas regiões ao longo dos rios Ruhr e Sarre,  foi lá que construíram as primeiras fábricas industriais.

É um passo arrojado o governo federal estar tornando o abastecimento de energia do futuro dependente dos parques eólicos offshore nos mares do Norte e do Báltico. Nos próximos anos, centenas de turbinas eólicas serão presas ao  o fundo do mar longe da costa. Quando tudo estiver concluído, espera-se que os parques eólicos offshore satisfaçam um sexto das necessidades de electricidade da Alemanha.

Infelizmente, a electricidade não é muito necessária ao longo da pouco povoada costa, mas sim nos distantes estados do sul de Baden-Württemberg e da Baviera. Os dois estados têm grandes populações e indústria, bem como um número de centrais nucleares cujo encerramento está programado que venha a ocorrer em breve. Por esta razão, a decisão do governo federal de acelerar a expansão da energia eólica offshore significa que novas linhas de transporte de energia terão de ser construídas, a um custo que se estima entre 20 a 37 mil milhões de euros - o projecto de infra-estruturas mais caro desde a reunificação alemã.

Um plano director é coisa que já existe. Pode ser encontrado numa prateleira de madeira no quarto H 5015 na Agência da Rede Federal, em Bona, e consiste em seis arquivadores de argolas acompanhados de um grande número de pastas. Todos os postes de energia e respectivos corredores, que deverão ser expandidos ou construídos de raiz nos próximos 10 anos, estão assinalados em mapas desdobráveis​​.

O problema é que os estados do sul não estão particularmente entusiasmados quanto a receberem electricidade proveniente dos parques eólicos no norte da Alemanha. O governador da Baviera, Seehofer, fala da auto-suficiência e do investimentos de milhares de milhões de euros no abastecimento de energia regional, incluindo a solar, centrais hidroeléctricas e biocombustíveis. Até a Gazprom, o conglomerado russo de energia, está sendo considerado como um possível parceiro para o desenvolvimento do que Seehofer designa por uma "central Baviera".



Devido a tais declarações, a RWE e as outras grandes empresas produtoras de energia eléctrica, acreditam agora que as primeiras linhas norte-sul podem até não vir a ser necessárias quando entrarem em serviço daqui a uma década. Argumentam que a Baviera e Baden-Württemberg não importarão tanta electricidade quanta a que os planos de expansão do governo federal supõem. De facto, um dos maiores projectos de infraestrutura da Alemanha poderia tornar-se num dos seus maiores "elefantes brancos", afirma Lorenz Jarras, especialista em energia da Universidade de Ciências Aplicadas de Rheinmain. Por outras palavras, o plano director cuidadosamente planeado poderá vir a revelar-se de custo exorbitante e ineficiente [inútil].

Mesmo a Agência da Rede Federal tem as suas dúvidas. Num relatório a agência conclui que instalações descentralizadas e de menores dimensões gerarão muito mais energia no futuro que as grandes centrais eléctricas.

Num parecer técnico, o Instituto Alemão de Pesquisa Económica (DIW) sugere que deve ser dada maior consideração quanto à conexão dos parques eólicos offshore à rede eléctrica em terra. O relatório recomenda uma coordenação mais eficaz entre os planeadores do governo no norte e no sul. Em vez disso, diz Jarras, "qualquer coisa que gira electricidade está sendo ligada [à rede] sem considerar os respectivos custos económicos".

Na verdade, é até suposto que os alemães venham a pagar a ligação de parques eólicos offshore que não produzam electricidade [!]. Para tornar mais atraente o investimento nesses projectos,, o governo federal emitiu novas regras de responsabilidade "solidária". Se houver atrasos na conexão de um parque eólico à rede - por exemplo, devido a uma falta de cabos para utilização em águas profundas - os consumidores de electricidade pagarão a conta, em vez das empresas. Os custos de tais atrasos já estão estimados em cerca de mil milhões de euros. Fontes do governo dizem que as questões relacionadas com o tempo atmosférico deverão causar mais problemas neste Inverno.

Eólica: Resistência à mudança

Richard Lübsen, de 69 anos, um agricultor de Wangerland, na Frísia, na região norte da Alemanha, sempre acreditou na força da natureza. Em 1993, Lübsen implantou uma turbina eólica na sua fazenda. A turbina, de 500 kilowatts e 54 metros de altura atraiu muita atenção e, no dia em que entrou em operação, Lübsen serviu salsichas e chucrute aos curiosos.

O investimento valeu a pena para Lübsen. O dinheiro que ele fez com a venda de electricidade, a preços altamente subsidiados, ajudou-o a sobreviver à crise da doença das vacas loucas. "É uma boa sensação olhar para fora da janela de manhã e ver o rotor a girar e ouvir o seu zumbido", diz. Não surpreendentemente, muitos dos seus vizinhos seguiram o exemplo e instalaram as suas próprias turbinas.

Mas agora os pioneiros da revolução energética estão barrando o caminho ao progresso. O presidente da câmara de Wangerland, Harald Hinrichs, gostaria de construir um novo parque eólico com turbinas significativamente mais poderosas. Com o seu projecto produzir-se-ia, pelo menos, duas vezes e meia mais electricidade do que com as turbinas hoje instaladas.

Mas a condição é que as turbinas antigas têm primeiro que desmontadas, um processo conhecido na indústria como "repotenciação" [reforço de potência]. O objectivo é o de instalar as turbinas eólicas mais eficientes disponíveis, nas melhores localizações para a energia eólica, o que faz sentido. Os custos são comparativamente baixos, e os efeitos adversos sobre a paisagem não seriam excessivos, ainda que as novas turbinas eólicas fossem mais altas.

Mas alguns dos proprietários de turbinas antigas em Wangerland, recusam-se a cooperar porque as turbinas antigas são rentáveis e já foram pagas. Isso faz com que Lübsen e seus vizinhos se mostrem cépticos ainda que fossem receber um bónus pela instalação de cada nova turbina. "É muito difícil conciliar os interesses dos proprietários das turbinas antigas, os proprietários de terras, os moradores locais e nós próprios", diz o presidente da câmara referindo-se ao governo local. O clima está tóxico na aldeia, com alguns habitantes a apenas comunicarem entre si através dos seus advogados.

Marcel Raschke, um advogado da Repowering InfoBörse, uma organização dedicada ao intercâmbio de informações, com sede em Hanover, para a modernização de turbinas eólicas, pode nomear muitos outros exemplos. Ele proporciona consultoria, em nome da Associação Alemã de Cidades e Municípios e do governo federal, uma tarefa desafiadora. "Infelizmente, a repotenciação é muito mais cara e entediante que construir novas instalações em terras sem edificação", afirma.

O processo de planeamento não está facilitado pelo facto de o ministro do Meio Ambiente, Altmaier, ser responsável pelas turbinas eólicas, enquanto os parques eólicos são da responsabilidade de Ramsauer, ministro dos Transportes e da Construção e Desenvolvimento Urbano. Como resultado de tudo isto, o processo com uma melhor relação custo-benefício e maior eficiência na produção de energia verde não mostra nenhum progresso. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultora Deutsche WindGuard , cerca de 13.750 turbinas eólicas antigas na Alemanha são candidatos à repotenciação. Nos primeiros seis meses deste ano, foram substituídos 15 delas por 10 novas.

Eficiência: Ignorada e atrasada

Quando o Comissário da UE Oettinger fica irritado,  tende a falar tão rapidamente que ele engole sílabas. Numa manhã de há umas semanas atrás, ele foi eliminando palavras inteiras, quando os participantes de uma convenção o ouviram dizer coisas como "nada mais do que pessoas demagogas", "oposição constante" e "raramente vi algo de parecido".

Oettinger está aborrecido com a quantidade de energia que é desperdiçada na Alemanha, especialmente nos edifícios. Sob uma directiva da UE, é suposto que os Estados membros renovem, por ano, três por cento dos seus edifícios públicos. Mas a Alemanha não a está levando à prática, com os estados e municípios a queixarem-se das despesas. Eles são actores importantes, já que possuem milhares de edifícios e fogos.

A triste verdade é que a Alemanha gasta milhares de milhões em turbinas eólicas e painéis solares, para ver uma parte significativa da energia a perder-se através de janelas mal isoladas.

Os cerca de 18 milhões de edifícios residenciais na Alemanha representam um potencial significativo para a conservação de energia. Cerca de 70 por cento destas estruturas foram construídas antes de 1979, isto é, antes do primeiro regulamento na Alemanha, relativo ao isolamento térmico, ter entrado em vigor. A maioria destes edifícios não tem isolamento nas paredes exteriores, no chão ou nos tectos. Se eles foram adaptados, o seu consumo de energia pode ser reduzido em dois terços, estima o Instituto de Pesquisa para isolamento térmico(FIW), com sede em Munique.

Isto é precisamente quanto o Deutsche Bank tem poupado desde que renovou ambas as torres do seu edifício-sede, em Frankfurt. A renovação custou cerca de 200 milhões de euros, e agora a fachada exterior é composta de três camadas, tem um sistema solar que gera água quente para fins de aquecimento e um computador que controla a iluminação.

A última alteração ao Regulamento alemão de Economia de Energia (EnEV), de 2007, mostra como os políticos dedicam pouca atenção à eficiência energética. Esta alteração inclui apenas um reforço mínimo nas exigências para a construção nova. Um projecto de lei que permitiria que os proprietários de casas e apartamentos deduzir os custos de renovação de edifícios antigos dos seus impostos tem estado, desde há um ano, na Comissão de Mediação, que actua como um intermediário entre o Bundestag, a câmara baixa do parlamento alemão, e o Bundesrat, a câmara alta que representa os interesses dos estados. Temendo a perda de receitas fiscais, os estados têm bloqueado o projecto de lei.

O comissário para a Energia, Oettinger, argumenta que a perda de receita seria mais do que compensada pelas receitas adicionais para os governos estaduais que fossem geradas no trabalho envolvido na renovação de edifícios antigos. Para Oettinger, membro da CDU de centro-direita, a discussão sobre a matéria entre o Bundestag e o Bundesrat é "quase embaraçante."

Sem comentários: