quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Citação do dia (174)

"As ideias políticas que dominaram a opinião pública ao longo de décadas não podem ser refutadas pela via da argumentação racional. Elas terão que seguir o seu curso na vida e o seu colapso só poderá sobrevir na ocorrência de grandes catástrofes..."

Ludwig von Mises (escrevendo em 1919)

3 comentários:

LV disse...

Caro Eduardo,

Que oportuna escolha. Ela surge precisamente quando, por estes dias, decidi assistir a alguns dos painéis de (suposta) discussão em torno da Liberdade promovidos pela FFMS. E logo num dos primeiros se escolhem citações de Rawls e Marx (foram escolhidos pelo moderador como exemplos dos extremos…) para balizar a análise.
Não estou pronto a aceitar totalmente as consequências que decorrem da citação, mas que Mises parece acertar em cheio, lá isso.

Saudações,
LV

Eduardo Freitas disse...

Caro Luís,

Estou a ler a biografia de Mises da autoria de Jörg Guido Hülsmann. É um empreendimento que me tem exigido um esforço significativo mas que tem sido largamente recompensador. Viajo neste momento pelo ano de 1922, o da publicação do livro que, na tradução inglesa, viria ter o título "Socialism" (Die Gemeinwirtschaft no original, literalmente, algo como "A Economia Comum"). Significa isto que já dobrei a 405ª página (~ 40% do livro). Com inteira propriedade, está integrado no capítulo que Hülsmann baptizou de “A mudança copernicana”.

Aqui chegado, não me foi possível suprimir a profunda amargura pelo facto de os ensinamentos de Mises – ensinamentos, não profecias! – terem sido ignorados e, em consequência, não terem sido evitado horrores indescritíveis.

Vem aí um outro desastre de proporções muito provavelmente cataclísmicas e não vai ser possível evitá-lo. Os seus primeiros responsáveis são diariamente incensados nos media do mainstream como os Cavaleiros da Esperança quando, admitindo que de cavaleir@s se tratem, são portadores do Apocalipse.

Posto isto, vou ler qualquer coisa de Gary North.

Saudações,

Eduardo Freitas

Anónimo disse...

Caro Eduardo,

O seu comentário fez-me lembrar uma tirada de uma economista que faz parte desses ditos cavaleiros, citando de memória:
"Tenho muito medo quando as pessoas já não tiverem nada a perder"

Pois será de ter medo ou de ter esperança? Só quando já não há nada a perder se pode reformular as bases do sistema. Porque haveria o actual sistema ser estático quando tantos outros já falharam?

Abraço.

KK