quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Citação do dia (176)

Israel M. Kirzner
«Essa foi a ocasião ... do meu primeiro encontro com Ludwig von Mises, e está profundamente gravada na minha memória ... A substância da sua frase inicial de abertura da sessão naquela noite [foi a seguinte]: "O mercado", começou Mises, é um processo". Vindo eu de uma licenciatura em Economia muito deficiente (e no essencial de recorte keynesiano) a afirmação de Mises, recordo-me, deixou-me completamente perplexo. Eu havia pensado o mercado enquanto um lugar, uma arena para concretizar trocas, uma ideia abstracta atinente às transacções relativas às trocas voluntárias. Eu não consegui perceber qual poderia ser o significado da observação de que o mercado era um processo". Hoje, em retrospectiva, considero que toda a minha formação posterior e investigação na teoria económica, tanto antes como depois de obter o meu doutoramento sob a orientação de Mises, consistiu em aprender a apreciar o que Mises quis dizer com aquela afirmação.»
Israel Kirzner
Via Richard Eberling (minha tradução)

Sem comentários: