sábado, 18 de abril de 2015

Cadência e ritmo

Extensão dos movimentos tectónicos

Não sei se me será possível vislumbrar todo o alcance dos mais recentes episódios relativos ao sistema monetário internacional em vigor, em particular face às pressões tectónicas de novos agentes como a China ou a Rússia.
Mas as dinâmicas que exigem novos equilíbrios e enquadramentos está claramente a aumentar. E são, claramente, sublinhadas ao mais alto nível no decorrer dos encontros de primavera do FMI.
No primeiro vídeo podemos ouvir Christine Lagarde a confirmar que a intenção de arrumar o novo equilíbrio monetário de acordo com as novas tensões, incluindo o renminbi no cabaz de moedas a que estão ligados os direitos especiais de saque (SDR).
No segundo caso, e em reacção a intervenções de Lew por parte dos EUA, as equipas oficiais de trabalho envolvidas nas negociações, afirmam que a moeda chinesa demonstra ter todas as condições para ser incluída nas paridades dos SDR´s.
Reconhecemos o ritmo?





2 comentários:

JS disse...

Tal como se previu, há uns bons tempos, neste blog isto tinha que
acontecer.
Alguém aproveitou, ou "alguéns" aproveitaram, a presença de um turista na Casa Branca.

LV disse...

Caro JS,

O "turista" (curiosa expressão) evidenciou, à saciedade a sua falta de visão de longo-prazo. Mas se não esquecermos de onde ele vem (do lado progressista), então já seria de esperar que focasse a sua acção nas distracções relativas aos costumes e aos entorses valorativos. Capitalizando com a crescente injustiça do sistema, porque diagnosticada ao contrário e que, justamente, a sua iluminada acção iria corrigir.
Porque quis aproveitar essa sua base, negligenciou os aspectos estruturais que a História sempre se encarrega de evidenciar. Depois, já foi tarde.

Continuemos Espectadores Interessados.

Saudações,
LV